Educação

Notícias na área de educação me levaram a lembrar de depoimentos, conferências e denuncias nestes 60 anos de minha vida, com uma coinsciência crítica e desperta no âmbito do Brasil e com preocupação, também individual, de caráter e emoções contidas por todos os seres em evolução e por minha netinha linda, presente do criador.

Fui alfabetizadora com orgulho. Classes especiais, professora de estudos de problemas brasileiros, professora de 1º. e 2º. Grau, professora de  didática a nível universitário, coordenadora pedagógica, orientadora educacional e diretora do Estado por mais de 40 anos. Este pequeno release pessoal é para atestar o tamanho da minha indignação, por experiência pessoal, com tantos governos e partidos diferentes.

Formação e informação, o caráter com o qual toda  sociedade, religião, família e escola deveriam estar dedicadamente preocupados em resolver. O Brasil está em 58º lugar em educação no mundo. Faltam cursos técnicos. Estudantes universitários sem saber escrever ou ler, sem entendimento da sua própria língua.

Em vários governos, falei e cheguei a colocar meus cargos à disposição. Diziam que eu me preocupava demais com as “criancinhas pobrinhas”, num sentido debochado. E agora? Pergunta a sociedade.  E o amanha? Perguntam todos. Sou contra o preconceito, mas a favor da reflexão sem emoção. Seriamente respondo: É assustador, tudo deveria ser revisto com verdade, justiça e lucidez. Reconhecer que erraram e mudar, renascer e recomeçar.

Eu não era utópica e nem sonhadora, eles é que foram irresponsáveis e não foram inteligentes o suficiente, pois suas vaidades e sede de poder os cegaram, mas seus filhos e netos, precisarão conviver com a sociedade mal preparada associada a uma degeneração genética e orgânica por bebida, drogas, má alimentação, estresse, falta de equilíbrio e depressão. Os neurônios não suportam e rompem seus circuitos no sistema nervoso. Os filhos destas pessoas em desequilíbrio, onde vão parar?

Não é jogando as sujeiras para baixo do tapete que se resolvem os problemas. Chegamos ao caos na educação. Fatores importantes como a genética, alimentação, sociedade, religião, família, comportamentos, limites e educação, que é o nosso foco, foram esquecidos. É, meus amigos, as pessoas só dão o que tem e fazem no outro o seu reflexo. Acordem! Estão destruindo tudo, profissional da educação e seres humanos em formação! A terra é um planeta, um átomo azul e todos estamos nele agindo e interagindo. A engrenagem é para todos, por isso, o caos impera no mundo.

Aline

5 pensamentos sobre “Educação

  1. Aline, comungo de sua indignação. Como professora com tantos anos de experiência tenho assistido o fracasso da educação em todos os níveis. Então cabe perguntar: o que nós educadores temos feito para reverter este quadro?
    O que precisa ser feito numa ação conjunta de políticas e formação de profissionais?
    Agradeço por suas palavras que nos fazem refletir e agir.

  2. Fabio Lacerda disse:

    Eu não sou pedagogo, mas tenho alguns familiares que o são. Percebo claramente nas palavras ditas o que se vê quando se sai de casa. Nem mesmo o nosso idioma os alunos sabem. E como passam de ano? Os muros pichados, o “profissional” que nem atender ao telefone sabe, a violência e pobreza estão aí para atestar tudo isso. Bons tempos aqueles em que a gente se levantava quando o professor entrava em sala de aula! 😉

  3. Atena disse:

    Aline:
    Assino embaixo de suas palavras.
    Sou muito interessada no assunto educação, pois na minha visão o maior mal mal da humanidade é a ignorância.
    Peço-lhe permissão para postar este texto no blog que tenho “Educar é preciso!, claro que com os devidos créditos.
    sds

    • Agradeço e fico feliz em saber que há grupos que buscam a verdade, pois só ela liberta. Retirando os Seres Humanos da imbriaguês das emoçoes, permitindo que no seu poder de decisão, chamado livre-arbitrio abram seu corpo mental, seu raciocínio, agindo com lucidez.
      Poderá colocar meu texto em seu blog e fazer dele um veículo para dispertar consciências.
      Parabéns por seu objetivo, pois como disse Gandhi: “Cada um de nós deverá fazer a sua parte”.
      Sds,
      Aline

  4. Não tenho formação pedagógica,nem mesmo um diploma superior…
    Não tive oportunidade de estudar muito,mas tenho filhas,que sempre estudaram em escolas públicas e me indigno cada dia que passa por tanto descaso,desrespeito,com que um professor é tratado!!!
    Estou com os professores,nessa luta,que tenho a certeza que vai dar certo no final.Não compactuo com alguns vândalos,que vão as ruas,para destruir,mas estou do lado do bem,que é a vitória desses heróis,muitas vezes anônimos,que nos ajudam na educação dos nossos filhos!!! Me orgulho de vcs.!!!!!

Deixe um comentário

